Anteprojeto de Edificação de uso Residencial
O terreno para o qual esse projeto foi concebido está localizado em Porto Alegre, no bairro Assunção, rua Manaué, número 123. Trata-se de uma residência projetada para atender às necessidades de uma família com quatro pessoas, sendo um casal com uma filha e uma pessoa idosa.
Para garantir um maior aproveitamento do terreno para área de lazer propus uma edificação de dois pavimentos, instalando no segundo pavimento a suíte do casal, o quarto da filha, um estar íntimo com flexibilidade de poder ser utilizado como quarto de hóspedes, um escritório e um banheiro. No pavimento térreo ficou a sala de estar, sala de jantar, lavabo, cozinha com copa integrada, churrasqueira, banheiro, uma garagem para dois carros e um depósito. No térreo foi instalado ainda uma suíte para a pessoa idosa, tendo em vista sua dificuldade de subir escadas.
Perspectiva dos Fundos
Perspectiva dos Fundos
Plantas Baixas
Pavimento Térreo
Segundo Pavimento
Fachadas
Fachada Nordeste - Frente
Fachada Sudeste - Fundos
Cortes
Corte AA'
Corte BB'
Corte DD'
Planta com Vigas
Composição Formal
Na composição formal utilizei, para garantir unidade ao projeto, adição por sobreposição de dois volumes com iguais dimensões no que diz respeito a largura e ao comprimento e sendo um o dobro do outro no que diz respeito a altura. Esses volumes estão ainda em níveis diferentes para poderem, dessa forma, acomodarem-se melhor no terreno no qual existe um desnível. A casa estaria entre duas edificações, uma com telhado aparente e outra com platibanda que esconde totalmente o telhado com baixa inclinação. Para harmonizá-la com esse entorno procurei unir as duas formas em uma. Projetei uma cobertura aparente com um ângulo acentuado, porém que terminasse em linha, com uma platibanda que esconde não o telhado, mas sim, somente a calha. Dessa forma, além de conseguir uma relação com as edificações vizinhas, alcancei também maior limpeza e clareza dos volumes na composição do projeto o qual terminou em articulação positiva em linha. Outra relação que utilizei pra integrá-lo com seu entorno foi dar à casa um recuo semelhante ao das edificações vizinhas.
Para obter uma maior unidade nas fachadas, procurei relacionar as aberturas da casa pelas suas dimensões, sendo elas compostas pelo módulo, ou conjunto de módulos, de um metro de comprimento. A altura do peitoril varia de acordo com a funcionalidade de cada ambiente, nos banheiros, por exemplo, as janelas têm um peitoril mais alto para obter maior privacidade.
Com o intuito de obter coerência formal no projeto utilizei uma relação nas suas proporções principais. No que diz respeito ao volume da edificações alcancei um resultado com uma grande simplicidade na forma, evitando, dessa forma contradição para quem observa a residência.
Funcionalidade do Projeto
Tanto no térreo como no segundo pavimento o que predomina é uma organização agrupada.
Acessibilidade: na casa é marcada a entrada social por um passeio que leva à porta e por ela ter sido colocada numa subtração do volume mais alto fica mais claro definir esse acesso.
A área social da residência é definida, no seu interior, por um volume, o qual acolhe um lavabo, que separa a sala de estar, sala de jantar e hall. Por esse volume estar no centro da edificação ele é arejado por meio de ventilação mecânica.
A área de churrasqueira foi projetada de maneira que tivesse ainda um acesso independente para a rua, sem que seja necessário entrar em outras dependências da casa para poder acessá-la.
Para que o estar íntimo já citado possa oferecer privacidade a eventuais hóspedes, utilizei, na sua entrada, painéis de vidro jatiado que, quando necessário, podem ser fechados.
A sala de estar pus uma lareira a qual terá o cano da chaminé passando por dentro das suíte localizada no segundo pavimento com o intuito de aproveitar o aquecimento dele, quando acessa, para aquecer essa suíte.Tanto a sala de estar como a suíte seguem representadas abaixo.
Privacidade: internamente a casa oferece privacidade tanto visual como acústica por ter suas zonas, social, privativa e de serviço bem definidas. No térreo, para aumentar a privacidade da suíte coloquei a porta que dá acesso a esse cômodo mais recuada, dando a idéia de uma circulação menor dentro de outra maior, tendo em vista que isso acontece na circulação que dá acesso há escada que leva ao segundo pavimento.
Conforto Lumínico: com exceção do lavado todos os ambientes da casa tem aberturas amplas, o que ajuda a garantir boa iluminação e arejamento. A fachada principal está voltada para noroeste, e por tratar-se de uma orientação com incidência solar numa grande parte do dia e como os dormitórios do segundo pavimento estão voltados para a frente criei uma sacada por meio de uma subtração do volume para amenizar a incidência solar em excesso nesses cômodos e, dessa forma, obter um melhor conforto térmico nos dormitórios. Com o objetivo de fazer da suíte térrea um cômodo com um bom conforto térmico a projetei de maneira que ficasse voltada pra leste.
Ventilação: como no primeiro pavimento grande parte dos ambientes integram-se de forma direta, sem portas, obtive ventilação cruzada entre sala de estar, sala de jantar e cozinha, o que ajudará a garantir que se tenha ambientes bem arejados. Obtive também ventilação cruzada na suíte do segundo pavimento com seu closet.
Maquete
Disciplina ministrada pela professora e arquiteta Helena Maria Cabeda Petrucci.
Sensacional !!! Quero que tu projete minha casa heim!!!
ResponderExcluirParabéns Renato!!!