21 de dezembro de 2010

Projeto Arquitetônico 2

  
   Librairie de l'Architecte



Esse projeto teve como objetivo em 2010/1 o desenvolvimento de anteprojeto arquitetônico de programa multifuncional, caracterizado como equipamento urbano (livraria/galeria/café). O contexto de intervenção foi definido pela transformação de projeto existente, amplamente documentado, definido historicamente no âmbito do Movimento Moderno: a Maison-atelier Ozenfant, projetada e construída por Le Corbusier. Esta escolha inicial inseriu a atividade de projeto no atelier em um patamar histórico-crítico, propiciando tanto um "projeto dentro de um projeto" (1ª exercício) como um "projeto a partir de um projeto" (exercício final), o que exigiu um esforço de compreensão do papel operativo assumido pela referência arquitetônica na concepção do projeto arquitetônico.

A casa projetada e construída por Le Corbusier em 1922-23 para o pintor Ozenfant sofreu alterações em sua cobertura, fachada e interior que descaracterizaram este importante exemplar das primeiras manifestações da arquitetura modernista, alterando desastrosamente o desenho original. Sem os sheds de iluminação sobre o atelier perdeu-se o sentido arquitetônico do espaço de trabalho concebido pelo arquiteto, tanto em seus aspectos funcionais e ambientais como na alusão figurativa aos edifícios industriais, essencial naquele momento de luta programática por uma arquitetura para a "civilização maquinista".
O cuidado com que Le Corbusier dimensionou todos os elementos da fachada, atribuindo qualidade artística aos componentes standard adotados, além do caráter – para a época – radicalmente inovador do projeto, fazem da Casa Ozenfant uma referência obrigatória no contexto da produção modernista.




1º Exercício:
O primeiro exercício desenvolvido no atelier propos o reestudo das possibilidades de ocupação da casa Ozenfant, reconstituindo os elementos originais da iluminação zenital e da fachada, isto é, retornando ao projeto original de Le Corbusier. Tratou-se, porém, de considerar a casa-atelier como lugar de visitação arquitetônica, propondo sua ocupação por espaços de exposição de livros, maquetes e obras de arte de, ou alusivos a, Le Corbusier. Nesse sentido, foi realizado o projeto de uma instalação, na sala do grande atelier, para exposição do livro e da coleção de dezenove litografias que compõem o Poème de L'Angle Droit (poema do ângulo reto) publicado em 1955.

Exercício Final:
O segundo e principal exercício desenvolvido no atelier foi o anteprojeto de extensão da Casa Ozenfant ao longo do Square Montsouris, propondo operação de substituição urbana de quatro edificações adjacentes, posteriores à construção da casa-atelier, revertendo idealmente, portanto, à situação original do empreendimento.
A extensão projetada abrigou uma livraria especializada em livros de arquitetura e arte moderna, complementada por galeria de exposição e terraço-café. O projeto abrange a Casa Ozenfant, que se integrou à livraria abrigando espaços especiais e de apoio, sendo particularmente importante a integração entre a composição da nova edificação e o desenho original corbusiano. Assim, o trabalho desenvolvido no exercício preliminar se integrou à elaboração do anteprojeto da livraria-galeria, garantindo uma base inicial para o desenvolvimento da proposta de extensão da casa-atelier.





    Vista Aérea


    Vista da Avenida Reille

    Vista da Avenida Reille


    Vista pela casa Ozenfant


    Vista para o acesso principal


    Vista pela rua Montsouris


   Plantas Baixas






 
                                               Pavimento Térreo
                                          Terceiro Pavimento
                                                                              Quarto Pavimento - mezanino

Cortes

    Corte AA'                                                                                                                           Corte BB'


  Corte Perspectivado


 
  Perspectivas Internas


     Vista do interior da livraria pela recepção


    Térreo


    Térreo


    Segundo Pavimento



    Segundo Pavimento


    Terceiro Pavimento


    Terceiro Pavimento


    Terceiro Pavimento - exposição


    Terceiro Pavimento - exposição



Vídeo ilustra mais alguns detalhes do projeto. - som -

Disciplina ministrada pelos Professores e Arquitetos Rogério de Castro Oliveira e Maria Paula Piazza Recena. 


2 comentários:

  1. Este aluno é nota 10 !!!
    Lembra desse ciber café ? hahahhahahaa
    Que talento de pessoa !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato, meus parabéns pelos trabalhos de alto nivel aqui apresentados, um show, sucesso amigo. Abraços João Carlos

    ResponderExcluir

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- A forma mais simples e rápida é comentar como "anônimo", porém se escolher essa opção favor identificar-se no final do comentário.
- Os comentários não refletem a opinião do autor do blog.
- Abraço a todos que passarem por aqui.