21 de dezembro de 2010

Projeto Arquitetônico 1


CENTRO PROFISSIONAL NO BAIRRO PRAIA DE BELAS



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O tema da disciplina foi o projeto de um edifício de escritórios localizado no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre; uma região caracterizada pelo contato com o Guaíba, cuja área onde se encontra o lote surgiu através do grande aterro realizado há meio século. O edifício proposto destinou-se a sediar empresas e profissionais liberais com atividades variadas, o que representou uma necessária flexibilização do tamanho das unidades através da possibilidade de união de duas ou mais delas, formando conjuntos ou "pisos". O lote compõe a extremidade de um quarteirão estreito e alongado, apresentando duas esquinas como conseqüência. Possui 1.800,00m² de superfície, com 60,00 metros de testada para a avenida Dolores Alcaraz Caldas (sul) e 30,00 metros de profundidade, entestando ao leste com o mesmo logradouro, o qual dobra a 90º, e a oeste com a rua Celeste Gobbato.
O programa estabelecido visou proporcionar um exercício abrangente e compatível com o patamar da disciplina. Propiciou a utilização de diferentes escalas na resolução do projeto, a configuração de layouts com grau de complexidade adequada, a investigação de questões formais, construtivas e o trato das relações entre o edifício e seu entorno. O atendimento ao programa, o dimensionamento adequado e tratamento dos espaços interiores e exteriores, a coerência da solução construtiva, a resolução formal, e a  previsão das instalações e equipamentos necessários foram aspectos requeridos durante o semestre.

Vista dos Fundos


Acesso Principal


Acesso Secundário - estacionamento




Perspectiva Interna do Saguão Térreo do Edifício

PROGRAMA DE NECESSIDADES:

* O pavimento tipo concentrou os escritórios com seus sanitários, circulações horizontais, escadas e elevadores na proporção e posição adequada às dimensões e à configuração do edifício (a partir do ponto de vista crítico e da legislação existente sobre este aspecto).

 * Dispostas no pátio e sob a projeção do pavimento tipo (pilotis), foram distribuídas as vagas do estacionamento. O subsolo foi vetado devido à baixa cota altimétrica do local, o que acarreta um lençol freático raso.

* O pavimento térreo abrigou uma infra-estrutura de serviços e equipamentos coletivos do condomínio, como subestação, medidores, reservatório inferior, bombas e um saguão no qual abrigou a portaria, um estar e um café.


Planta de Situação

Planta Baixa - Pavimento Térreo
 
Plantas Baixas - Pavimento Tipo e Casa de Máquinas

Corte AA'

Corte BB'

Fachada Sul

Fachada Norte

         Fachada Oeste                                                                                               Fachada Leste   


  MAQUETE



A disciplina foi ministrada pelo Professor e Arquiteto Luís Henrique Haas Luccas.


2 comentários:

  1. Primeira vez que vejo a plotagem de um trabalho, foi nesse projeto...
    Show de bola Renato !!! :)

    ResponderExcluir
  2. como você consegue fazer essas maquetes tão perfeitas heim??

    ResponderExcluir

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- A forma mais simples e rápida é comentar como "anônimo", porém se escolher essa opção favor identificar-se no final do comentário.
- Os comentários não refletem a opinião do autor do blog.
- Abraço a todos que passarem por aqui.