20 de dezembro de 2010

Casas de Concreto

Estágio - Concrecasa

Trabalhar com esse sistema construtivo é uma experiência muito interessante pois ver um projeto elaborado por  si mesmo  ser erguido em menos de um dia é algo que foge à normalidade. Um anteprojeto de uma casa construída pelo método do pré-moldado é igual a de um que será construído pelo método tradicional de alvenaria, porém, um anteprojeto de uma casa de concreto vai mais além, ele precisa ser desmembrado em parede por parede que são chamadas de painéis, os quais precisam ser projetados de forma independente já contendo embutidos em cada painel todas as instalações hidráulicas e elétricas previstas no anteprojeto. No projeto dos painéis, embora sejam projetados separadamente, nunca se pode perder a visão do todo, pois esse tipo de construção é um "quebra-cabeça" que precisa se encaixar perfeitamente no canteiro de obras. 

Casas Construídas com esse Método


Exemplo de alguns tipos de encaixes utilizados nos projetos:



Rapidez de Montagem

As construções de 01, 02 e 03 pavimentos, sem limitações de forma, tamanho ou        estilo arquitetônico são erguidas em seu lugar de destino com muita rapidez e segurança contando apenas com caminhões munck ficando montadas geralmente já no primeiro dia dos trabalhos no canteiro de obra.

 Paredes

A técnica consiste na montagem sequencial de painéis de concreto armado de grande tamanho que possuem sistema de encaixe auto travante que permite formar um conjunto monobloco entre as diversas partes: fundações, pisos, paredes, lajes e telhados dando forma, sustentação e estilo em toda a construção.

Estrutura dos Painéis

Os painéis produzidos sob medida na fábrica, seguindo detalhes de cada projeto, recebem uma estrutura de aço em seu interior de malhas e vigas metálicas eletro soldadas que lhe conferem junto à concretagem, feita em moldes metálicos vibratórios, toda a resistência, durabilidade e segurança necessária.

Instalações embutidas

Antes da concretagem dos painéis são colocadas de acordo com projetos específicos, todas as esperas de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, assim como placas de poliestireno expandido (isopor) que dão um excelente conforto térmico – acústico aos diversos ambientes da casa.

Fundações

Podem também ser industrializadas na fábrica, constituídas de painéis de concreto armado reforçado com vigas, apoiadas sobre sapatas rasas com dupla função: de radie de embasamento e de contra piso; ficando acima do solo evitando assim a subida de umidade, por capilaridade, e deixando o espaço para as instalações sanitárias. Dependendo do tipo de terreno pode ser utilizado outros tipos de fundações.

Exemplo de um dos projetos que teve minha participação direta tanto no anteprojeto, projeto dos painéis e na montagem no canteiro de obras. Trata-se de um condomínio composto por seis sobrados construídos em Santo Antônio da Patrulha - RS.






Fotos da montagem do primeiro sobrado
realizada em um dia.










Vídeo da montagem do primeiro sobrado.

                                                                  - som -

Perspectivas que indicam a ordem da montagem
dos painéis por pavimento.


O Projeto


Planta de Situação



Plantas Baixas do Térreo dos 2 Primeiros Sobrados



Plantas Baixas do Segundo Pavimento dos 2 Primeiros Sobrados



Pavimento Térreo do Conjunto


Segundo Pavimento do Conjunto


Fachada Frontal do Conjunto


Corte Esquemático Transversal


Corte Esquemático Longitudinal


Um comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- A forma mais simples e rápida é comentar como "anônimo", porém se escolher essa opção favor identificar-se no final do comentário.
- Os comentários não refletem a opinião do autor do blog.
- Abraço a todos que passarem por aqui.